DESCORCHADOS 2018
10.7.2018
Há exatos 20 anos que o crítico de vinho chileno Patricio Tapia iniciou a publicação do seu Guia de vinhos das Américas. O Guia Descorchados atingiu enorme destaque não apenas na América, mas passou a ser referência dos vinhos do novo continente mundo a fora e Tapia ganhou destaque e notoriedade internacional.
Atualmente, o Guia Descorchados é considerado o maior guia de vinhos da América do Sul, pontuando e elencando vinhos da Argentina, Chile, Uruguai e Brasil. Apresenta aos enófilos e aos profissionais do vinho um caminho para melhor aproveitar suas degustações e, principalmente, compreender as novas tendências de mercado e as características dos vinhos produzidos.
Possui mais de 1.000 páginas com as notas dadas por Patricio Tapia para os vinhos avaliados. Além disso a publicação traz, também, detalhes sobre as principais uvas, harmonizações e recomendações, tornando-o referência para o setor.
Este ano, o Guia foi lançado no Brasil com um grande evento realizado na tarde do dia 10 de abril, em São Paulo no espaço Villagio JK na Vila Olímpia onde se reuniram mais de cem produtores elencados no Guia.
Uma novidade foi um espaço para palestras e ainda mesas especiais para conversas, onde especialistas estavam disponíveis para falar sobre determinados rótulos da forma mais descontraída e descomplicada possível.
A Decanter mais uma vez marcou presença no evento com alguns dos produtores que representa no Brasil e que receberam ótimas avaliações. Destaco assim:
El principal (Chile)
VALE DO MAIPO – PIRQUE.
Este vinho é produzido com a casta Cabernet Sauvignon que expressa com grande singularidade o terroir chileno. Embora sua composição de castas tenha mudado ao longo dos anos, a missão da vinícola tem sido sempre produzir vinho da mais alta qualidade possível a partir de uvas cultivadas em vinhedos próprios. Na última colheita, uma pequena quantidade da casta Petit Verdot foi adicionada ao vinho para proporcionar maior acidez e frescor, tornando o seu final de boca elegante e persistente.
DE MARTINO ARMIDA (CHILE)
VALE DO MAIPO – VINHEDO ESPECÍFICO ALTO DE PIEDRAS.
De pequena produção, este vinho resume todo conhecimento adquirido pela De Martino desde 1996, quando a vinícola engarrafou o primeiro Carménère do país. E também a dedicação em expressar todo potencial desta cepa tão especial. Possui coloração rubi concentrada e borda purpúrea luminosa. Profundo aroma de amoras e cassis, café, chocolate e tabaco. Muito fino em boca, com acidez marcada e refrescante conjunto impactante, longa persistência.
VIÑEDOS DE ALCOHUAZ (Chile)
VALE DE ELQUI
O Vinho Tococo Syrah, produzido em um projeto particular do experiente e consagrando enólogo Marcelo Retamal, expressa a excentricidade vinícola da quase desértica região de Elqui. Esse vinho é um monovarietal de videiras plantadas a mais de 1.700 metros de altura e foram produzidas apenas 1245 garrafas. O solo de granito, o esmagamento das uvas através da pisa pé e o seu descanso por 23 meses em foudres de carvalho com capacidade para 2.500 litros fazem deste vinho um grande exemplar da região, cheio de cor, no nariz apresenta intensas notas frutas negras como amora e ameixa fresca, pimenta rosa, flores (violeta) e discretas notas de carvalho. Na boca é muito fresco e frutado, suculento, taninos vibrantes e refinados. Final longo de intenso frutado e floral.
Outra surpresa foi a sessão de vinhos uruguaios na feira que fez grande sucesso, não somente pelas notas que alcançou, mas também pela qualidade e complexidade que apresentaram na prova in loco.
O lançamento do Guia Descorchados este ano mostrou o quão grandes os vinhos produzidos na América do Sul estão se tornando.
Saúde.
William Máximo.
Sommelier da Enoteca Decanter Londrina.
Especialista em vinhos pela Wine Spirit Education Trut.